Hoje, ao tomar de vez a decisão de ser Eu, de viver à altura do meu mister, e, por isso, de desprezar a ideia do reclame, e plebeia sociabilizacão de mim, do Interseccionismo, reentrei de vez, de volta da minha viagem de impressões pelos outros, na posse plena do meu Génio e na divina consciência da minha Missão. Hoje só me quero tal qual meu carácter nato quer que eu seja; e meu Génio, com ele nascido, me impõe que eu não deixe de ser.
Atitude por atitude, melhor a mais nobre, a mais alta e a mais calma. Pose por pose, a pose de ser o que sou.
Nada de desafios à plebe, nada de girândolas para o riso ou a raiva dos inferiores. A superioridade não se mascara de palhaço; é de renúncia e de silêncio que se veste.
O último rasto de influência dos outros no meu carácter cessou com isto. Reconheci — ao sentir que podia e ia dominar o desejo intenso e infantil de « lançar o Interseccionismo» — a tranquila posse de mim.
Um raio hoje deslumbrou-me de lucidez. Nasci.
Fernando Pessoa, 'Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação'
5 comentários:
Por falar em Fernando Pessoa... a semana passada fui ver no Teatro da minha cidade (Leiria) "A Ode Marítima". Conhece?
Um colosso!
(Amanhece. Um homem observa o porto. Assume o comando de um paquete que não chegou a entrar no cais. Começa uma viagem para dentro de si, percorrendo imaginariamente todos os comportamentos humanos e procurando “sentir tudo de todas as maneiras”. Nesta viagem - em que símbolos e sensações se confundem, soltando-se das amarras da razão – o poeta percorre o imaginário marítimo português. Sustenta na metáfora de fluxo e refluxo do movimento marinho a contradição violenta de um homem que tenta religar diferentes identidades. Transforma-se ele próprio no cais e no destino, dando corpo à viagem.)
Vou mostrar um bocadinho, depois não diga que não sou amigo.
https://www.youtube.com/watch?v=eF5MM08AWAI
Hoje estou aqui para agradecer o carinho , que sempre teve comigo.
Sua maneira educada de tocar meu coração com uma amizade linda,
que me deixa feliz por saber , que ainda existe pessoas verdadeiras e acima de tudo honesta.
Tenho vivido momentos de muita pressão, e com a falta de compreensão absoluta.
Senti muita falta de vc minha amiga,
confesso , que hoje sinto vontade de sumir pra sempre do meu blog.
A única coisa , que ainda tenho me feito pensar antes de agir ,
é pessoas lindas , que hoje já são poucas,
Mas,felizmente vc é muito especial
para mim.
Um feliz Domingo beijos.
Evanir.
UAU!!!! Que lindo Rui, ainda bem que vc foi bonzinho me deixando esta belesura para eu conhecer. Eu tbm não conhecia o ator lindo Dioga Infante hummm ;):)) Li na integra o Pessoa e me apaixonei, sabia Rui?
Só tenho que agradecer tanto carinho vc mora no meu coração e nem paga aluguel...rsrsrs
Beijos cheio de carinho!
Evanir minha querida e doce amiga vc me comove muito quando escreve para mim. Queria muito que nossa amizade fosse real para eu olhar nos seus olhos e dizer conte comigo sempre que precisar. Mas o que que resta é te dar meu novo email e nos comunicar por lá, pode ser assim?
Me escreva vou adorar te ler, tá bom?
Obrigada por tudo e fique na paz!
Beijinhos carinhosos!
A superioridade ( eu lhe chamo diferença, no ser, no sentir, no escrever) é humilde e sabe escrever nas linhas e nas entrelinhas.
Maria Luísa
Postar um comentário