sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Consciência Negra

No dia 20 de Novembro comemoramos o Dia Nacional de Luta pela Consciência Negra. Essa data é comemorada neste dia devido a morte do maior marco político da luta e resistência negra reconhecido pelo movimento negro em todo o Brasil, Zumbi dos Palmares. Zumbi nasceu em Palmares em 1655, neto da princesa Aqualtune, filha de um rei do Congo. Ainda bebê foi capturado, sendo criado por um padre. Aos 15 anos foge e volta a Palmares.


O quilombo era composto por negros fugidos, índios e brancos pobres, chegando aos 30 mil habitantes, que praticavam uma agricultura avançada para a época, tornando-se uma ameaça ao poder colonial. Entre 1596 e 1716, o quilombo resistiu a 66 expedições de portugueses e holandeses. Os dois principais líderes do quilombo, que compreendia partes dos atuais estados de Alagoas e Pernambuco, na Serra da Barriga, eram Ganga Zumba e Zumbi. Sendo o mais conhecido Zumbi, que foi traído por um dos seus principais comandantes Antônio Soares, sendo capturado.

No dia 20 de Novembro de 1695 Zumbi foi decapitado e sua cabeça exposta em lugar público de Recife. Após a morte de Zumbi Palmares resistiu ainda por 30 anos.



Ninguém sabe ao certo o rosto de Zumbi, mas sua capacidade de luta e resistência atravessou os séculos. Zumbi disse: "É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da desigualdade racial".

Postado por Prof. Álvaro
mostardasvirtual.blogspot.com

Negro Forro


minha carta de alforria
não me deu fazendas,
nem dinheiro no banco,
nem bigode retorcidos.

minha carta de alforria
costurou meus passos
aos corredores da noite
de minha pele .

Adão Ventura
poeta mineiro .

"A luta contra a discriminação é uma bandeira de todos nós" By flor de cristal{LB} .