Quando fui conhecer a Bahia já sabia de ante mão dos problemas de toda ordem que por lá existem. Mas mesmo assim quis ver de pertinho como vivem nossos irmão baianos. Sei que muitos de vocês vão dizer: flor pq isso? Eu digo que é isto que me interessa. Saber como vivem meus irmãos queridos da periferia. Até pq os pontos turísticos já são por demais cantados em versos e prosas, seja por poetas ou famosos cantores. Sem contar os poetas fotográficos, com suas imagens que muitas vezes por si só falam tudo, não é mesmo? E até pq nós gostamos do que é belo do que nos faz sonhar, se assim não fosse as novelas da rede Plim Plim não faziam tanto sucesso...( Odeio novelas pq vendem uma falsa ilusão. Ou será que é isso que nos move...sinceramente não sei...)
Então eu fui parar na periferia da Bahia por vontade própria. Doeu ver como meus irmãos negros vivem, doeu ver os descaso do governo Baiano conduzindo aquele povo alegres e festeiros. Doeu ver que sua distracção é a praia único lugar que eles não precisam pagar pra entrar. Doeu ver tanto preconceito por lá. Doeu ver que nos cargos importantes não se vê siquer um funcionário negro. Doeu ver as lindas baianas nos lugares mais famosos de Salvador, sorrindo da boca pra fora pq seu olhar denuncia uma tristeza comovente. Doeu ver as crianças como vendedores ambulantes tentando ajudar na renda familiar.
Doeu saber que os baianos negros ficam de fora do Carnaval pq não tem dinheiro suficiente para comprar seus abadás para sair desfilando no trios eletricos da Senhora Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Senhora Claudinha Leite e tantos outros tão famosos quanto. Doi saber que estes TÃO famosos não fazem nada por este povo excluído...Doeu saber que eles vão atrás sim mas do lado de fora da corda pulando como pipocas pq são assim que eles e elas são conhecidos por lá...sem contar que ficam a mercê dos policias que os trata com tamanha violência...conversem com eles, pergutem como vivem nesta Bahia de Todos os Santos...Vocês vão se emocionar...
Se tem alguém que é venerado pelo povo da periferia na Bahia é o cantor Michael Jackson. Por ter cantado a musica "They don´t care about us" : Eles não ligam pra gente. Este clipe por sinal foi gravado em Salvador e nas favelas do Rio. É verdade Senhoras e Senhores. É verdade Senhores governantes. Nós não ligamos para os excluídos, nós não damos importância pra quem luta com dificuldade. Que contradição não é Senhores governantes? Vocês ficam dizendo que estamos no caminho certo. Mas que caminho é este que não cruzam as fronteiras dos mais necessitados. Quando teremos uma política agressiva e forte para combater este mal NÃO necessário ao povo brasileiro. Uma amiga me disse assim no Orkut: "essa desigualdade é cruel, mas está nos quatro cantos do mundo..muito dolorido..." Sim, é verdade, esta desigualdade é sentida nos quatros cantos do mundo e por todo território Nacional, infelizmente. Mas nem por isso devo me conformar e aceitar os fatos como nos apresentam. Eu devo sim, como cidadã falar por meus irmãos que vivem na linha da pobreza...
Ai vcs vão me perguntar; flor vc não viu nada de bonito por lá ? Vi sim meus queridos, vi uma beleza incomum. O povo Baiano é lindo. A cor da Bahia é linda. O misticismo da Bahia é grandioso. A natureza da Bahia é linda. As praias da Bahia são maravilhosas. O Pelourinho é lindo. ( Precisando de cuidados urgentes! )
O Shopping mais bonito eu vi na Bahia, o Salvador Shopping, situado na ária mais moderna da cidade. Segundo um engenheiro Baiano quando eu comentei da beleza arquitetonico do Shopping ele me disse que é o segundo mais bonito do mundo!
Fui alem de Salvador na cidade de Ilhéus. Esta foto é da Igreja São Sebastião, no centro da cidade.
Que povo lindo e educado, que prazer eles tem de que vc conheça cada pedacinho do seu torrão querido. Cada lugar que eu ia eles me indicavam outro ponto turístico, do quibe mais famoso ao acarajé mais gostoso. E todos falavam com tanta emoção que dificio foi sair desta cidade tão acolhedora e voltar pra casa...
Conheci alguns cantinhos nem tão famosos assim como, Nilo, Nazaré, Camamú, Igrapiuna e tantas outras cidadezinhas. Por lá o progresso ainda não chegou, por lá a simplicidade ainda impera.Por lá pode se andar tranquilamente sem ter o medo dos grandes centros.
Andei de Ferry Boat que faz a travessia entre Salvador e Ilha de Itaparica. Trasporte necessário a vida do povo de lá. Convido vocês que utilize este meio de transporte. É lindo o passeio dentro desta embarcação. Se vocês forem aventureiros como eu, vão adorar o vai e vem do balanço do mar. Vão tomar sorvete oferecido pelos trabalhadores ambulantes com sabores exóticos que vcs nunca viram nada igual. Vão comer tapioca oferecida por um ambulante muito educado. São estes lugares que me interessa. É este povo que me interessa. É como eles vivem é que me interessa. O povo Brasileiro me interessa. Meu Brasil me interessa. Eu me interesso por mim, para que eu me torne um dia um ser humano muitomuitomuito melhor...
Meu abraço a todos, estou feliz por estar de volta. A saudade bateu forte para estar neste espaço onde eu posso ser verdadeiramente EU!
Meu carinhoso afeto.
flor de cristal{LB} .
Em tempo. A foto do Michael Jackson foi retirada da Net. As outras são do meu acervo particular. Se copiar use-as para o bem ! Obrigada!