sábado, 10 de agosto de 2013

Pai...

Sabe meus amores, é muito fácil e prazeroso lembrar e falar de alguém que sempre esteve presente em nossas vidas e meu Pai é uma desta deliciosas lembranças... Muitas coisas partilhamos juntos alegrias e tristezas, mas a força de superação veio dos pais que tivemos.

 Meu Pai foi um homem a frente do seu tempo ajudava a mãe em tudo, dava banho nos filhos, varria casa, nos levava para a escola, ajudava na cozinha, coisas simples, mas que naquela época homem não participava, diferente de hoje.

 Gosto de lembrar da bicicleta do meu Pai pq todos os dias ele fazia compras e cada vez levava um filho na garupa para ir ao mercadinho, na padaria ou simplesmente para dar uma volta e isso era muito bom! Sua brincadeira predileta dentre tantas outras era passar a barba por fazer em nosso rosto a gente gritava e ficava com rosto todo vermelho, mas ninguém saia de perto pq era deste gesto simples a forma dele de nos dar amor...Nunca tivemos uma casa própria quando eramos crianças pq a unica coisa que meu pai se preocupava era de ver a mesa farta e todos nós sentados desfrutando das delicias que ele comprava e a mãe preparava. Lembro da festa que era á mesa, até os vizinhos vinham participar, gente parecia uma festa de tão bom!!

 As folgas do meu Pai no trabalho era as quartas-feiras e nunca aos domingos, mas ele as vezes nos surpreendia faltando ao trabalho para nos levar á passear. Nesta época eramos cinco filhos (hoje sete filhos) e a diversão então era total. As vezes passeamos de ônibus pela cidade outras vezes era de trem e as excursões nem tem conta, conhecemos muitas cidades ao lado dele. E quando parávamos nas cidadezinhas ele escolhia um restaurante, padaria e mandava servir bolo, café com leite ou qualquer guloseima que tivesse por lá...os almoços sempre de primeira qualidade e inesquecíveis pra mim...É engraçado nossa memoria minha cabeça fez uma longa viagem deste tempo que não volta, mas que estão tão fresquinhos nas minhas lembranças e me parece que foi ontem...

 Meu Pai sempre fez toda compra da casa e quando era para comprar roupas sabe o que ele fazia meus amores? Deixava a mãe em casa saia com os filhos comprava roupas pedia o atendente da loja para nos trocar e pertinho de casa ele mandava nós na frente para mostrar a mãe as roupinhas novas...que máximo estas lembranças!! Nós nunca adoecíamos isso era raro pq sua dedicação de saber cuidar dos seus filhos e o seu amor incondicional para com todos nós foi o melhor "remédio" que ele tão bem soube administrar e nós em agradecimento lembramos dele com carinho...

 Olhando lá atras nos caminhos da saudade sinto ainda hoje o amor incondicional e sua grande dedicação para com sua família, e saiba Pai te amamos de todo nosso coração, obrigada por tudo e obrigada Papai pelo muitos exemplos... Meu carinho e muitas saudades de você Lobato meu Pai e de você Alvina minha Mãe pq se existem os filhos e filhas é porque existem os PAIS!!

A todos os papais do mundo meu carinhoso abraço!

Beijos!
 flor de cristal!


8 comentários:

Gracita disse...

Bom dia Flor de Cristal
Me emocionei lendo a sua história. E como é bom recordar com saudade deste envolvimento tão repleto de amor. Que você conserve em seu coração esse lindo sentimento pelo teu pai. Quero que você comece o seu dia sentindo todo o meu carinho. Que as vibrações de alegria lhe protejam e lhe guie neste dia para que você consiga realizar todos os seus projetos. Você faz com que meu dia comece assim: CHEIO DE PAZ e é assim que eu quero que você comece o seu. Beijos no coração e carinhos na alma.
Gracita

Ives disse...

Pai é proteção, amor, força, fortaleza, bondade, caridade, vontade, beleza! abraços e Felicidades! Sempre!

flor de cristal disse...

Minha mais nova amiga Gracita, poeta é assim até na hora de nos deixar um cometário ele vem cheio de poesia nas palavras. Muito bom te ler e te agradeço do fundo do coração.

Meu pai foi um exemplo tão maravilhoso que são suas lembranças que nos mantém de pé, sabe Gracita?

Adorei seu comentário e confesso, meu dia já estava bom agora então ficou perfeito!!

Desejo muita paz, saúde e felicidades e um excelente fim de semana!

Beijos!
flor de cristal

flor de cristal disse...

Oi Ives, com certeza ser pai é ter toda esta força de proteção que vc tão bem citou. É tão bom um filho perceber esta mão protetora pq são estas qualidades que nos faz crescer e sermos forte e felizes.

A mesma felicidade te desejo de coração!

Beijos!
flor de cristal

Ayesk@ disse...

Lindo Texto, Florzinha!!!
Boas lembranças são eternas em nossos corações.
Dando um rasante, querida com saudades da Blogosfera.


Beijos doces!

flor de cristal disse...

Oi Ruivinha!

E do coração não sai nunca mais ;)
É bom vez ou outra visitar os amigos, não é?
Bem vinda e ótima semana!

Beijos cristalinos!

Sattine Rouge disse...

Bem, quando eu vim aqui e comentei na postagem posterior, eu dei uma olhada no texto grande e sabia que ia chorar, e como não queria chorar naquele dia... deixei para ler depois.
Então... hoje eu li e chorei.
Por vários motivos... Chotei por você e tuas lembranças, chorei por mim e minhas lembranças.
Como eu digo, sou uma manteiga derretida no calor de 40º do Rio de Janeiro e fora da geladeira. *rs Somo sensíveis né, Floreca? E graças a Deus por isso.
São essas datas, essas leituras, esses momentos que me emocionam, me dão forças, que mexem na minha raiz de vida... Porque assim como você, eu tenho uma família de ouro, graças a Deus. Meu Pai é meu amigo, companheiro, minha fortaleza, meu tudo. Foi peça fundamental na minha formação como pessoa, no meu caráter... e essa é a maior herança que Ele tem a me deixar, tudo que Ele fez e faz por mim, tudo que eu sou hoje... Ele é o Meu Herói.
Assim como você, eu também tenho minhas lembranças, que são coisas antigas como músicas enfim... Uma delas é Maracangalha. Sempre que toca essa música brincamos um com o outro, eu falo Pai você vai, e ele responde pra onde, eu digo vamos pra Maracangalha? E ficamos rindo e cantando.
Então é isso, tem gente que diz que eu sou brega pelas músicas que gosto, por alguns outros fatores, mas ninguém sabe o que existe atrás de tudo isso, eles veem apenas o visível de uma raiz que é muito profunda.

Secando as lágrimas,
beijo.

flor de cristal disse...

Olha emocionada eu te digo que nossa família é nosso pilar da grande estrutura pessoal, afetiva e moral. Nunca vai haver um outro aprendizado tão responsável do que o convívio com nossa família, sabe Rouge? E claro que quando alguém parte sem aviso ficamos sem chão e a estrutura abala geral. Mas, ai vc volta um pouquinho só a fita e assiste os grande ensinamentos dos pais e pensa assim: porra! vamos ficar firme pq seria esta atitude que eles querem ver de nós...e assim seguimos a vida com nossas recordações e muita saudade...

Você não é brega isto é coisa que alguém inventou por pura preconceito. Se eu gosto de coisas antigas e dai? Adoro entrar em museus e ver a história dos nossos antepassados contada por lá e com a musica é a mesma coisa. Meu nome foi retirado de uma musica que meu pai gostava de cantar e por isso mesmo eu adoro.

Falei no outro comentário que somos muito parecidas e penso que é isso que nos aproxima tanto, somos sentimentais sensíveis e desassossegada e fazer o que se tudo isso está no nosso genes? Eu vou junto com vc para "♫ Maracangalha eu vou...♫ "

Emocionada te mando muitos beijos!!