quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Marquês de Sade, divino ou maldito?


"– A maior de todas as loucuras – dizia ela – é enrubescer por causa de nossas inclinações naturais; e zombar de qualquer indivíduo que possua gostos singulares é absolutamente tão desumano quanto escarnecer de um homem ou de uma mulher saída zarolha ou coxa do seio de sua mãe; mas convencer os tolos sobre esses princípios racionais é tentar impedir o movimento dos astros. Para o orgulho, há uma espécie de prazer em zombar dos defeitos que se não tem, e essa satisfação é tão doce ao homem e particularmente aos néscios, que é muito raro vê-los renunciar a tal comportamento, este, por sinal, fomenta a malvadez, as frívolas palavras de espírito, os calembures vulgares, e, para a sociedade, isto é, para um grupo de seres que o tédio reúne e a estupidez modifica, é tão doce falar duas ou três horas sem nada a dizer! Tão delicioso brilhar às custas dos outros, e proclamar, estigmatizando um vício, que se está bem longe de o possuir... é uma espécie de elogio que se faz tacitamente a si mesmo; por esse preço é lícito inclusive associar-se aos outros, tracejar maquinações secretas a fim de pisar no indivíduo cujo grande erro é não pensar como a maioria dos mortais; e a pessoa volta para casa toda entufada devido à espirituosidade que não lhe faltou, embora com tal conduta só se tenha demonstrado, essencialmente, pedantismo e estupidez".



(Trecho de Augustine de Villeblanche ou O Estratagema do Amor, de Marquês de Sade. Tradução de Plínio A. Coelho e Alípio C. F. Neto)

16 comentários:

Luis Nantes® disse...

Nossa!! Talvez seja um divino maldito, certo? Adorei sua postagem... Beijos

Zatonio Lahud disse...

Desumanizar o outro por ser "diferente" é, historicamnete, a melhor maneira de dominar e explorar. A escridão é um exemplo disso, negros e índios não tinham alma, não eram humanos...Somos patéticos, nós,os com alma!

H. Thiesen disse...

Oi Flor!
Gostei dos teus comentários naquele meu outro blog, é onde eu cooca minhas outras idéias que tenho a respeito da vida.
Quanto ao Marquês, nem divino, nem maldito, mas um homem que teve coragem para retratrar aspectos da alma humana, os quais cada um de nós os tem em si, mas que na maioria das vezes fica-nos obscuros.
BJOS
Lena

flox disse...

passeando pela net descobri seu lindo blog..voltarei mais vezes.

Unknown disse...

Certissímo meu caro lindo. Pq ele colocou a cara pra bater numa época onde o preconceito com relação ao sexo era muito grande. Pra falar a verdade penso que muito coisa está como antes...

Beijos querido lindo.

flor de cristal{LB} .

Unknown disse...

É verdade Zatonio e penso mais longe os que querem colonizar os grandes pensadores tbm é uma forma cruel de escravidão.Os grandes pensadores tiveram suas vidas destruídas pelos medíocres da época. E o grande Marquês não se deixou intimidar continuando mesmo assim com seus maravilhosos escritos depois de ser considerado um louco e insano...Somos realmente patéticos...

Gosto de ler seu blog justamente por isso, agradeço vc um dia ter passado por aqui pq pude conhecer uma pessoa com capacidade de se expressar que vai alem de ser inteligente.

Por isso eu disse que vc é pespicais... :))

Beijos,

flor de cristal{LB} .

Unknown disse...

Leninha, vc não tem ideia como gostei de conhecer esta outra Lena. Adoro e estudo muito a respeito da vida. Ainda não tratei aqui deste assunto pq sinceramente não quero misturar meu posicionamento com questões desta ordem. Mas saiba estarei por lá pq tenho interesse neste departamento e quero me aprofundar muito neste assunto também.

Quanto ao meu querido Marquês eu quis trazer esta pessoa que causou e causa tanta controversia até nos dias de hoje. Pq Leninha muitos de nós tem sim no breu das tocas seus conflitos pertinentes a sua sexualidade e tem um medo enorme de serem taxados de anormal. Pq era o que eu pensava quando não queria uma relação sexual "normal" se é que me entendi. Só fui feliz depois que conheci o BDSM e me liberei sabendo que eu não era diferente das outras. Mas isto é uma outra história um dia contarei aqui...

Beijos queridona pq tanto lá quanto aqui eu adoro receber sua visita.

flor de cristal{LB} .

Unknown disse...

flox, é um prazer enorme receber sua visita, se gostou convido-a a juntar-se a nós vc aceita ?

Obrigada pelas palavras gentis.

Beijos carinhoso,

flor de cristal{LB} .

flox disse...

Querida flor de cristal do Senhor LB, o prazer é meu em te-la em meu humilde cantinho....Por favor faça-o seu.
saudações a tTeu Sr
Flox

Unknown disse...

Obrigada minha nova amiga.

Beijos,

flor de cristal{LB} .

Carlos de Thalisson T. Vasconcelos disse...

Eu terminei o texto abismado. Pena não ser seu. Mas, pelo simples fato de evidentemente você concordar com as idéias nele contido, parabéns pela mentalidade.

Dja disse...

ola
lindo seu blog, e logo que chego aqui encontro palavras e sentimentos que andam muito por aí ainda dentro de alguns de nós.
bjinhoss

Swingers Veronika e Cláudio disse...

Um texto tão antigo e tão atual, tão contemporâneo. Como a autora mesma disse, mudar esses comportamentos é alterar a rota dos astros: impossível.
Mas gosto de pensar que existem pessoas que não sucumbem à essas atitudes, à esses pensamentos. Prefiro acreditar que nem todos as pessoas são assim. Aliás, para mim, elas realmente não são, simplesmente porque não permito que tais pessoas façam parte da minha vida.
Beijo grande, querida!

Obs.: Vc tem razão qdo disse que a Lena é daquelas pessoas que não é egoísta, ao contrário, que ela torce peas pessoas, msm que nem as conheça. Percebi isso tb no pouco tempo que a conheço. Ela tem prazer em divulgar algo que goste, nos brinda com sua simpatia e nos incentiva sempre. E, convenhamos, nem todos são assim, não é?
Outro beijo, linda!!!

Unknown disse...

Oi Lucifer, não é meu mas confesso que gosto tanto dele que sinto como estivesse parindo-o tbm. Adoro o BDSM e pensei que está na hora de discutir este assunto aqui já que não participo de nenhuma outra corrente que me possibilite este assunto, infelizmente.

Obrigada por sua visita.

Beijos,

flor de cristal{LB} .

Unknown disse...

Oi dja, agradecida pelo carinho. São estas pessoas especiais que aqui estão que ajudam a engrandecer este nosso cantinho que eu amo tanto.

Muito obrigada por me linkar, estarei te fazendo uma visita, ok ?

Beijos e carinho,

flor de cristal{LB} .

Unknown disse...

Pois é Veronika, existe no mundo toda forma de pensamentos e infelizmente em pleno século 21 ainda se espancam e matam gays nas grandes metropoles. E outros seguimentos acham que os gays são pessoas dignas de pena, fadadas à infelicidade. E nós do BDSM, já percebeu o quanto estamos no lado marginal da vida pq ainda não somos aceitos como pessoas normais ? Sabe quantas vezes eu fui excluída do Orkut mais de 10 vezes pq sempre tem aqueles que se acham os justiceiros do pedaço e nos denuciam para nos tirar do ar. Por isso escolhi o Sade para estar aqui nos visitando pq vc disse muito bem um texto tão antigo e tão atual mas muitos de nós ainda não entendeu a mensagem que ele deixou. Isto é no mínimo ridículo!

Quanto a Lena, esta querida menina é o oposto do que se vê aqui pq tem um coração generoso livre de todo preconceito. Adorei quando vi o selinho que ela tão gentilmente ofertou a vocês, o que foi merecidíssimo. São estas pessoas que muitos deveriam se espelhar pq quem sabe assim o planeta deixaria de ser um lugar de expiações e dor.

Beijos querida amiga,

flor de cristal{LB} .